quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Identidade de produtos






Projecto para Design de Comunicação.
Em seguimento da proposta de trabalho para a criação de uma identidade de produto apresentou-se uma empresa de condimentos alimentares.
A empresa criada tem como nome Condimentar e expõe nos seus produtos a marca Supremo.
É uma empresa média-alta destinada à distribuição em grandes superfícies.
Os rótulos apresentados para um frasco de molho picante, de mostarda e um saco para ervas aromáticas tentam mostrar a imagem de uma marca que quer ser reconhecida e facilmente atraída pelos consumidores. As cores, além de terem as características do produto a vender, também pretendem ter um certo carácter chamativo no seu contraste entre a cor “padrão” ou “esperada” (de modo a que o cliente saiba distinguir o produto e dar-lhe essa certeza e segurança do que ele procura) e a cor base “marcante” (tentando marcar a diferença e não dar a sensação se ser mais um produto na prateleira da loja entre os outros da mesma espécie).
O seu logótipo é simples para ser facilmente memorizado e identificado mas não deixa de se impor no produto.
A forma das embalagens não tenta ser diferente para não se distanciar do que consumidor está habituado e gosta; o objecto marcante e que pretende dar nas vistas é o rótulo em si.
No frasco de molho picante tentou-se captar a essência do conteúdo pelas cores vivas e quentes por associação ao picante.
Na mostarda tentou-se ir buscar singularidade e distinção nas cores e elementos pictóricos.
No saco de ervas aromáticas as cores contrastantes e principalmente o preto de base procuram a diferença entre as várias tonalidades de verdes que normalmente fazem parte deste tipo de produto.
A semelhança nos produtos encontra-se na marca sempre em primeiro plano e na organização dos elementos principais (nome do produto, imagem apelativa e nome da empresa).

Sem comentários:

Enviar um comentário