domingo, 6 de dezembro de 2009

Projecto multimédia


A Mosca


Óraculo


Separador Informação


Separador Publicidade


Grelha Diária


Grelha Semanal


Genérico


Proposta real para uma nova identidade da Tv AAC (Associação Académica de Coimbra) realizada no âmbito de Projecto de Design de Comunicação.
Para o logo, tendo como restrição o uso do símbolo da Associação Académica, tentou-te criar dois logótipos que evidenciassem a identidade da tv AAC com apenas uma derivação subtil entre as duas d
e modo a ser perceptivel a sua ligação. Visto o símbolo da AAC ser a preto e branco, era necessário que houvesse algo com mais cor que no conjunto ficasse um logótipo simples mas apelativo. A partir desta ideia e com base nas cores tradicionais dos cursos da Universidade de Coimbra , aplicou-se nas letras tvAAC e tvzine um degradê de uma simplificação dessas cores. Os elementos AAC e zine encontram-se a cheio para se evidenciarem e serem mais marcantes, visto ser o que distingue um logótipo do outro. A organização das letras acompanha a forma do símbolo para reforçar a sua diagonalidade tão identificativa e reconhecível.

A Mosca
O posicionamento do logótipo da TvZine encontra-se, regra geral, no canto superior esquerdo, sendo mais fácil o seu visionamento pois corresponde ao início da nossa leitura.


Oráculo

Este é o único caso em que o logótipo encontra-se no canto inferior esquerdo como parte integrante das duas linhas que descrevem a pessoa ou situação do que está a ser imitido. O oráculo pertende reenforçar as cores da AAC e por isso a utilização da faixa preta e da faixa branca e do texto escrito que, respectivamente, faz também esse contraste com as mesmas cores. O efeito de aparecimento do oráculo serve como “encaixe” ao logo criando uma só unidade de rodapé.

Grelhas

Para dar alusão à TvAAC como sendo própria da cidade de Coimbra, projectou-se um fundo liso (para não afectar a legibilidade da programação) da vista mais reconhecida e carismática da cidade. A grelha diária difere da semanal apenas na cor de fundo, de modo a serem facilmente identificadas. A tipografia usada é neutra de forma a ser de fácil e imediata leitura.

Separadores
De maneira a haver um certo equilíbrio e semelhança entre os dois separadores, tentou-se criar algo que os unisse, um estilo idêntico. Sempre tendo em mente a relação da tv com Coimbra e seus elementos de referência, colocou-se um fundo igual para ambos (caracterizando os separadores) com diversas fotos de pontos turísticos da cidade. Este aparece a preto e branco e com um certo efeito de desenho para dar expressividade, criatividade e proximidade a um estilo informal e jovem como é o do mundo do estudante. As letras INFO e PUB aparecem, mais uma vez, inseridas num “desenho” de dois elementos relacionados com Coimbra e, propositadamente contrastantes pela sua significação. Para a informação escolheu-se a guitarra, um símbolo clássico e mais efémero da cidade e por isso mais aplicado a este separador mais formal. Para a publicidade, por outro lado, sendo um separador de conteúdo mais neutro mas também mais relaxante, tem-se o urso do Parque Verde do Mondego, símbolo da Coimbra comtemporânea, mais actual, associado a essa parte de convívio e lazer.

Genérico
A projecção do genérico teve como imposições o aparecimento de um globo e de várias referências a Coimbra. Assim sendo, a ideia foi gerar um mundo abrangido de informação de Coimbra e por isso os vários “anéis” de imagens da cidade que rodeiam o globo (que, mais uma vez, tem como base as cores da AAC). Para dar dinamismo e ritmo ao genérico, todos os elementos da composição estão em movimento assim como todos nós no mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário