segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Mascote para Coimbra









Projecto para Ilustração II, 3ºano.
Após pesquisas intensivas sobre Coimbra, seus símbolos, conceitos e tradições, criou-se uma mascote que sintetizasse todos esses elementos.
Esta evidencia as cores da tão tradicionalmente falada Queima da Fitas, tentando também mostrar o lado mais divertido e alegre da cidade. O bom clima da cidade é caracterizado pela forma de um sol radiante (desenho da cabeça).
O corpo, além de ser baseado na forma de uma viola que nos remete ao fado e às tunas dos estudantes que marcam a vida universitária e cultural da cidade, tem também uma alusão a curvas femininas, de modo a lembrar todas as mulheres importantes que fazem parte da história de Coimbra (Inês de Castro, Rainha Santa, entre outras). O corpo é branco para dar mais destaque à cabeça que pretende ser a “vida” da mascote, sendo por isso também de maiores dimensões. Além disso, o valor simbólico do corpo reside apenas na sua forma.
O resto dos membros, assim como a cabeça, pretendem ter uma cor com que as crianças se identifiquem, visto ser aquela cor de bebé muitas vezes usado em bonecos ou desenhos animados. Toda a mascote é projectada na sua forma, cor e tamanho também visando este público mais jovem que é bastante importante em Coimbra, não só pelo popular Portugal dos Pequenitos, mas também pelas escolas João de Deus que reforçam o símbolo de conhecimento da cidade.
Foram feitos estudos tanto para a sua forma bidimensional, com diferentes fundos e expressões da mascote (para publicidade em papel ou televisiva da cidade) e aplicações comerciais, como forma tridimensional (para uma interacção mais próxima do público infantil, principalmente).

Sem comentários:

Enviar um comentário