segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Livro











Projecto de design editorial para a cadeira de Projecto de Design de Comunicação.
A partir da proposta de trabalho para a realização de um projecto com o tema genérico Vida, desenvolveu-se um pequeno livro com o subtema MEMÓRIAS.
A ideia foi incluir imagens fotográficas de, por sua vez, diferentes temáticas de memórias das pessoas ao longo das suas vidas. Estas aparecem sempre na página da esquerda, revelando cada letra da palavra MEMÓRIA e fazendo dupla-página com diversas frases de autores sobre essa.
A capa tenta transmitir a ideia da memória ir ficando mais fraca ao longo do tempo até não haver lembranças de certos acontecimentos passados, daí a palavra ir desaparecendo na folha e sendo o fundo das letras uma fotografia já tirada há tempos.
Os vários subtemas referidos são, por ordem do livro: o céu, por ser um dos elementos mais marcantes em viagens a outros lugares, que mais muda ao longo do tempo, e que se tira sempre fotos remetendo a sensações emocionais passadas; árvores, que marcam sítios onde se vive ou que se visitou; bancos públicos (ou que se dá esse uso), porque é onde se descansa, se admira uma paisagem, e que é sempre aquele objecto alvo de um conjunto enorme de fotografias que se tiram de nós e de com quem estamos; estradas e caminhos por onde se passeia ou viaja e que acabam por ficar na memória quando mais tarde se passa pelos mesmos; cores, padrões e texturas de um determinado papel de parede, de um cortinado, de uma toalha de mesa, de uma peça de roupa, etc.; casas e edifícios onde se viveu ou porque marcou um determinado lugar; sorrisos, porque são o que mais fica guardado nas memórias das pessoas, desde familiares e amigos a meros conhecidos ou mesmo desconhecidos; e por fim, símbolos e logos de marcas que cada vez mais fazem parte da nossa vida por estarem em todo o lado e por nos influenciarem em escolhas e decisões no dia-a-dia.
Todas estas fotografias são sempre usadas de maneira diferente para dar uma manipulação criativa do espaço, criando fotos maiores, outras menores, com disposições mais centradas, outras mais assimétricas ou diagonais, par dar mais fluidez e carácter ao livro ao contrário de uma estrutura rígida e estática.
As fotografias não preenchem a página toda, dando apenas a revelar o mínimo de cada letra que está sobreposta de modo a que esta seja minimamente perceptível (pois também sabemos qual o tema e deduzimos imediatamente as letras) e para dar a sensação de memórias apagadas ou esquecidas dentro de cada pessoa, visto ser impossível conseguirem-se lembrar tudo. Apenas a última página é totalmente preenchida pelo facto de serem elementos que, pela força da sociedade de consumo, estão sempre presentes na vida de todos e que, apesar de não se apresentarem as marcas, qualquer um pode facilmente reconhecê-las simplesmente através do seu logo fortemente implementado na população. Em relação às páginas da direita, estas tentam criar uma certa relação e equilíbrio com as imagens da esquerda através da sua composição.
Cada frase é organizada na página “imitando” a concentração de fotografias expostas ao lado. Estas frases têm cores de fundo que vão desde as mais escuras (cores ligadas a tempos mais passados e difusos na memória, por serem mais frias) a cores sucessivamente mais claras dando a intenção de memórias cada vez mais presentes (gradualmente cores mais quentes e fortes).

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